Obrigado por subscrever a nossa newsletter.
O email indicado já existe na nossa base de dados.
menu
SPP - 21º Congresso Nacional de Pediatria

Simpósio Grupo Azevedos

O desafio da insónia no autismo: Podemos mudar a realidade?

Moderador: Frederico Duque

Palestrante: Carmen Schroder

Data: 29 de outubro de 2021 | Hora: 13:15 - 14:00 | Auditório Maria de Lourdes Levy

 

Biografia Carmen Schroder
 
A Prof. Carmen Schroder é professora de Psiquiatria Infantil e Adolescente na Faculdade de Medicina de Estrasburgo, chefe do Departamento de Psiquiatria da Criança e do Adolescente nos Hospitais Universitários e coordenadora do Centro de Excelência para Transtornos do Autismo e do Neurodesenvolvimento em Estrasburgo. É também uma especialista em sono certificada pela European Sleep Research Society e a sua principal área de interesse de investigação é o distúrbio do sono e do ritmo circadiano em crianças e adolescentes, em particular em distúrbios do neurodesenvolvimento, como o autismo.
 
 
 
Sinopse
 
O sono desempenha um papel fundamental do ponto de vista orgânico mas também cognitivo, emocional, social e comportamental. Contudo, 40% a 80% das crianças com perturbação do espectro do Autismo (PEA), têm um sono alterado na sua qualidade e/ou duração, pela dificuldade em adormecer ou manter-se a dormir uma noite seguida. Este é um problema que tem um impacto dramático na criança e na família, sendo imperativo intervir precocemente, pois se não for tratado pode prolongar-se pela vida adulta. Entretanto, agrava a expressão dos sintomas comportamentais da PEA e compromete a evolução clínica dos doentes.
 
Um dos objetivos deste simpósio será o de partilhar informação sobre a insónia no autismo, o seu diagnóstico, impacto na criança autista e o seu tratamento, bem como apresentar o primeiro e único medicamento com indicação pediátrica aprovado para este problema, que em Portugal vai estar disponível a partir de agosto de 2021. Será também apresentada a principal evidência científica do fármaco no que diz respeito à melhoria do sono (tempo total do sono, latência do sono e manutenção do sono), à melhoria do comportamento da criança autista e à melhoria da qualidade de vida da família e dos cuidadores.
keyboard_arrow_left Voltar